Grupo de Música Eletrônica Aposta no Design

marca-makkron-glass

Lançado em abril deste ano, o grupo de música eletrônica ao vivo MAKKRON aposta pesado no design e tudo que se refere ao visual, desde a criação do signo e logotipo até as preparações técnicas para uma performance visual sem precendentes durante o show.

Fruto da criação de 1 DJ com mais de 15 anos de experiência na música eletrônica com mais 2 músicos também com esse mesmo tanto de experiência em apresentações inclusive no exterior, MAKKRON (pronuncia-se mácron) chega com proposta inovadora, arrojada e ainda por cima muito interesssante.

A música eletrônica nesse caso é feita ao vivo, com bateria, percussão, sax e flauta, além de mixagem de vídeo também ao vivo, dando ainda mais uma integração visual à proposta.

Mas já que estamos em site que debate sobre design, vamos à questão.

A marca foi baseada em diversas solicitações que o cliente fez:
1 – Tem q haver algum identificador de 3 elementos, já que são 3 pessoas que fazem o show do grupo;
2 – Tem q ter um formato que seja facilmente reprodutível em camisas, adesivos, bottons, copos, CDs, adesivos e outros materiais promocionais;
3 – Deve remeter a uma coisa tribal e ao mesmo tempo tecnológica (bem difícil essa);

Com essas informações fornecidas com o briefing o resultado obtido foi bastante satisfatório.

A marca, com o formato circular e nome abaixo, indica, com tal formato, uma atitude global, em todo o mundo, já que a música eletrônica está em diversos países e é uma febre mundial.

As 3 cores (um tom de roxo, amarelo mostarda e ciano), além do fundo preto,  são facilmente distinguíveis entre si e identificam os 3 elementos do grupo.

Além disso, as cores também simbolizam as cores fortes presentes nas apresentações de música eletrônica, desde os telões, até mesmo os leds que compõem os painéis de equipamentos usados pelos DJs.

A marca além disso, em uma informação subjetiva, também remete à cabeça (na concepção popular) de um alienígena (com olhos grandes) vista de cima, já que este “ser” é um dos símbolos da música eletrônica.

O que separa os 3 elementos coloridos que estão dentro da área circular do signo é um outro signo, formado pelas duas letras “K” do nome MAKKRON, espelhadas e fundidas em um signo só.

Abaixo do signo, está a inscrição MAKKRON e abaixo desta, um “subtítulo” descrevendo o estilo de apresentação e da vertente dentro da música eletrônica “live eletro house experience”.

O grupo não pretende apenas fornecer música para dançar. Seus shows são mais do que isso: são uma experimentação sensorial sem precendentes. Com amplos conhecimentos de acústica e ondas sonoras, os integrantes do grupo estudam as frequências e as aplicam conforme a sensação que desejam provocar no público. Desde um grave muito baixo para fazer pulsar os pulmões até mesmo altíssimas frequências de agudo para elevar a mente a uma condição de melhor aproveitamento de toda a sensação que a música oferece.

Com a marca, já foram confeccionadas camisas, além de CDs, adesivos e estão em produção copos, adesivos que reagem à luz negra e muitos outros brindes que serão fornecidos durante os shows.

O mais interessante é um grupo já ter a noção do poder do design e de todo um aparato de marketing e solicitá-lo conscientemente. Hoje em dia, apesar do esclarecimento estar disponível a todos (que o querem, claro) muitas coisas, principalmente no ramo artístico acabam acontecendo tardiamente ou por acaso, só depois que o artista já encontra um público imenso ou já é muito assediado pela mídia.

Ah… e é claro… para quem tiver curiosidade de curtir o som, aí está o myspace do grupo (pois o site ainda está em construção)

http://www.myspace.com/makkron

Então… boas vibes a todos e parabéns à equipe de marketing do grupo por essa iniciativa!

~ por Bruno Motneiro em 2 junho 2009.

Uma resposta to “Grupo de Música Eletrônica Aposta no Design”

  1. Muito interessante a matéria. Pelo visto o mercado de entretenimento está reconhecendo a importância do design no sucesso dos artistas.

    Achei a concepção complexa, mas ao mesmo tempo a equipe conseguiu chegar onde o briefing solicitava.

    Parabéns pra equipe de design q desenvolveu o trabalho!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: