Os Novos Artistas

Por Rafael Cavalcanti em Conceitos.(Design Coletivo)
janeiro 23, 2008

Em um mundo onde a tecnologia assume cada vez mais um papel de protagonista, algumas áreas da arte e do design sofrem modificações diretas, influenciadas por novas técnicas, proporcionando assim a criação de novos artistas. Esses artistas acabam utilizando diversas plataformas e mídias para desenvolver novos processos de criação, aliados geralmente a grandes campanhas publicitárias. Com isso vários designers atuais se consagram a ponto de serem considerados verdadeiros artistas dessas novas mídias, formalizando idéias e execuções baseadas em conceitos de arte, design e tecnologia.

Todas as idéias são apresentadas e divulgadas durante todo o ano em grandes festivais internacionais, constituído por diversas agências de todo o mundo, como o famoso Festival Internacional de Cannes que acontece na França, com o intuito de mostrar o que há de mais criativo e inovador nesse planeta. O festival começou a ser elaborado no final de 1930, mas veio a ter sua primeira edição realmente em 1946, se tornando um dos mais tradicionais e respeitados até hoje. A premiação é formada por diversas categorias, como os melhores do cinema e as melhores campanhas publicitárias.

Como base de suporte inicial para essas criações está a Internet, que disponibiliza gradativamente espaços para as intervenções da publicidade. Com isso, clientes de grande porte vinculam seus ideais a agências e investem de maneira abundante em campanhas, que posteriormente se transformam em hot sites, depois viram peças (como banners e formatos), e interagem com outras mídias, como a TV e mídias offline (gráficas – revistas, folhetos, outdoors).

Algumas das campanhas mais conceituadas da Internet podem ser visualizadas no site
BannerBlog.

Um bom exemplo de interação foi a campanha da empresa Parmalat, que há mais 10 anos atrás investiu nos famosos “Bichinhos da Parmalat“, tendo uma imensa divulgação na TV e revistas. Essa campanha, responsável por tantas premiações, foi ressuscitada durante o ano passado, já com os bichinhos crescidos.

As campanhas atuais precisam de além de ótima idéia, estar adequadas ao tempo e a determinados valores tecnológicos e contemporâneos. Assim, os designers que trabalham diretamente nesses projetos e campanhas muitas vezes por se adiantarem ao tempo prevendo novas soluções são considerados artistas de uma nova geração, que além de outros objetivos e ferramentas, trocaram à tela e pincel por monitor e mouse.

~ por Grupo Pixel em 1 junho 2009.

2 Respostas to “Os Novos Artistas”

  1. Muito bom o blog!! =DDDD

  2. Idem, blog muito bom😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: